Lula provoca Trump e sugere maniçoba contra mau humor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a provocar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (4), durante entrevista a jornalistas estrangeiros em Belém (PA).

Depois de dizer, em declarações anteriores, que levaria jabuticabas para Trump, Lula afirmou que gostaria que o republicano viesse ao Brasil para participar da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em novembro de 2025 na capital paraense.

“Eu insisti para ele vir aqui. Disse: ‘Vá conhecer a Amazônia, cara. Você vai perceber que o humor da gente fica maravilhosamente bom’”, contou o presidente, em tom descontraído.

Segundo Lula, o governo norte-americano já sinalizou que não enviará representantes à cúpula que reunirá chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro. Ainda assim, o petista disse que mantém o convite aberto e aproveitou para brincar com o estilo sisudo do líder americano.

“Se ele comer uma maniçoba, nunca mais vai ter mau humor”, disse Lula, rindo.

O prato típico do Pará é preparado com folhas de mandioca (maniçoba) cozidas por vários dias e servido com carnes salgadas e embutidos, sendo considerado uma das iguarias mais tradicionais da culinária amazônica.

Convite internacional

O presidente relatou que o convite foi feito durante um encontro com Trump em Kuala Lumpur, na Malásia, no fim de outubro. Lula disse que o objetivo é incentivar o presidente norte-americano — e outros líderes mundiais — a conhecer de perto os esforços brasileiros de preservação ambiental na Amazônia.

A COP30, que será realizada pela primeira vez em Belém, é considerada uma das apostas do governo brasileiro para reforçar sua imagem internacional na agenda climática e ambiental.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies