Moraes vai ao Rio, mas terá grande surpresa ao encontrar Cláudio Castro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para uma reunião com o governador Cláudio Castro (PL). O encontro tem como objetivo discutir a megaoperação policial realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortes na última terça-feira (28).

Relator da ADPF das Favelas — ação que estabelece parâmetros para operações policiais em comunidades do Rio —, Moraes pretende obter detalhes e esclarecimentos sobre possíveis irregularidades nas ações das forças de segurança.

Segundo fontes próximas ao ministro, ele deve exigir relatórios detalhados sobre:

  • os critérios utilizados para determinar o nível de força empregado;

  • o uso de câmeras corporais pelos agentes e viaturas;

  • o número exato de mortos, feridos e detidos;

  • o total de policiais mobilizados;

  • e as ações de assistência prestadas às vítimas e suas famílias.

No entanto, segundo informações de bastidores, Cláudio Castro não deverá receber Moraes no Palácio Guanabara, sede oficial do governo estadual. O governador teria optado por transferir o encontro para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde estarão presentes lideranças das forças de segurança do Rio.

A decisão é interpretada por analistas como um gesto político de resistência, diante das tensões entre o governo estadual e o STF sobre os limites da atuação policial em comunidades dominadas por facções criminosas e milícias.

A operação que motivou o encontro é uma das mais letais da história recente do Rio, e reacendeu o debate sobre violência policial, direitos humanos e o equilíbrio entre segurança e legalidade.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies