URGENTE: Moraes ameaçou Elon Musk

A jornalista Elisa Robson afirmou ter sido alvo de bloqueios, censura e até de interrogatórios determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após publicar reportagens que, segundo ela, tratavam de ligações entre redes de narcotráfico, regimes autoritários latino-americanos e organizações criminosas no Brasil. Desde 2023, Elisa vive nos Estados Unidos, onde afirma ter buscado segurança após pressões judiciais.

De acordo com a jornalista, uma decisão judicial brasileira teria imposto uma multa diária de 20 mil dólares ao empresário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), caso o seu perfil permanecesse acessível a usuários no Brasil.

“Alexandre de Moraes ameaçou o Elon Musk com multa diária de 20 mil dólares, caso o meu perfil no X continuasse disponível para os brasileiros. Então, ou era cerceada minha liberdade de expressão naquela plataforma, ou uma multa milionária seria aplicada ao Elon Musk. Isso é de uma violência sem tamanho para o trabalho de uma jornalista, né? Uma agressão muito séria”, declarou Elisa em entrevista ao programa Pleno Time.

A repórter classificou as medidas como uma grave afronta à liberdade de expressão, afirmando que há “um quebra-cabeça em formação” envolvendo investigações internacionais e possíveis sanções do governo dos Estados Unidos relacionadas à atuação de autoridades brasileiras.

Elisa também levantou questionamentos sobre as motivações do ministro Moraes:

“Qual seria o interesse de Moraes em relação ao meu cerceamento?”, indagou.

Até o momento, Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal não se manifestaram sobre as declarações da jornalista.

O caso se soma a um cenário de tensão crescente entre o STF e vozes críticas nas redes sociais, especialmente após decisões que determinaram bloqueios de perfis e remoção de conteúdos sob alegações de disseminação de desinformação ou ataques às instituições democráticas.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies