Magistrada convoca governadores a agir contra decisão absurda de Moraes
A juíza Ludmila Lins Grilo, que vive no exílio desde 2022, voltou a se manifestar nas redes sociais e fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (30), a magistrada afirmou que os governadores de todo o país têm o “dever” de apoiar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, diante do que chamou de “ingerência judicial abusiva” do Supremo nas políticas de segurança pública estaduais.
“Todos os governadores têm o DEVER de apoiar Cláudio Castro contra a abusiva ingerência judicial de Alexandre de Moraes na política pública de segurança, de competência estadual.
Omitir-se, nessas circunstâncias, é normalizar a restrição do exercício dos poderes constitucionais praticada pelo STF, também conhecida como ABOLIÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”, escreveu Ludmila.
A fala faz referência às recentes decisões de Moraes envolvendo a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em dezenas de mortes e reacendeu o debate sobre os limites de atuação do STF nas questões de segurança pública — tradicionalmente de competência dos estados.
Ludmila, que vive fora do Brasil desde que passou a ser alvo de inquéritos conduzidos pelo próprio ministro, tem sido uma das vozes mais críticas à atuação do Supremo. Em suas publicações, ela costuma denunciar o que chama de “usurpação de poderes constitucionais” e “criminalização da divergência”.
O governador Cláudio Castro (PL-RJ) também tem adotado um discurso de enfrentamento, cobrando do governo federal apoio no combate ao crime organizado e criticando o que chama de “interferência de Brasília” em ações de segurança estaduais.
A declaração de Ludmila repercutiu entre apoiadores da oposição e figuras públicas que defendem maior autonomia dos estados frente às decisões do STF.





