Casos graves de morte no estado mais abandonado pelo Governo Lula (veja o vídeo)
A crise econômica e social no Rio Grande do Sul tem atingido níveis alarmantes e afetado profundamente o setor rural. De acordo com o deputado estadual Paparico Bacchi (PL-RS), ao menos 25 produtores rurais tiraram a própria vida nos últimos 12 meses, sufocados por dívidas bilionárias e falta de apoio governamental. As declarações foram dadas em entrevista exclusiva ao Jornal do Agro Online.
“Estamos vivendo a pior crise econômica do Rio Grande do Sul. Nem mesmo a crise de 1835, que desencadeou a Revolução Farroupilha, é maior do que essa”, afirmou o parlamentar.
Segundo Bacchi, a situação foi agravada pela falta de políticas de socorro efetivas tanto do governo federal, comandado por Luiz Inácio Lula da Silva, quanto do governo estadual, de Eduardo Leite (PSDB).
“Há bastante tempo estamos solicitando ajuda ao governador Eduardo Leite… O governo quer retirar o dinheiro do fundo para reconstrução do estado e dar para uma concessionária instalar pedágios a cada 17 km, cobrando pedágio por 30 anos, com taxa de R$ 0,19. Há pouco tempo o governador quis comprar um avião com recursos públicos…”, criticou o deputado.
O parlamentar também apontou que muitos agricultores estão endividados com bancos e cooperativas, e que as perdas com as enchentes e a queda na produção agravaram o colapso financeiro no campo.
Apesar do cenário preocupante, Paparico Bacchi fez questão de deixar uma mensagem de esperança ao povo gaúcho:
“Nós precisamos encontrar um caminho. A vida não tem preço, tudo vai passar.”
Organizações ligadas ao agronegócio e entidades de apoio à saúde mental rural têm alertado para o aumento dos casos de depressão e suicídio no campo, pedindo a criação de programas emergenciais de crédito, renegociação de dívidas e assistência psicológica gratuita para os produtores afetados.
Enquanto isso, o governo estadual afirma estar elaborando novas medidas de apoio econômico e reconstrução, mas ainda não apresentou prazos concretos para a execução dos projetos.





