Lula e Donald Trump realizam primeira reunião bilateral em Kuala Lumpur(veja o vídeo)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder norte-americano Donald Trump se reuniram neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, no que foi o primeiro encontro presencial oficial entre os dois chefes de Estado desde o retorno de Trump à Casa Branca.
A reunião, que durou cerca de 50 minutos, teve como foco principal a agenda econômica e comercial bilateral. Segundo Lula, o diálogo foi “franco e construtivo”, com o objetivo de aprofundar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos em áreas estratégicas.
“Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, afirmou o presidente brasileiro em nota divulgada após o encontro.
Antes da reunião, Trump adotou um tom amistoso ao falar sobre o Brasil e sobre o próprio Lula. O republicano ressaltou a importância de fortalecer as relações entre os dois países:
“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. É um grande país, e eles estão indo muito bem até onde eu sei”, declarou Trump.
O encontro faz parte da série de compromissos de Lula durante sua passagem pela Malásia, onde também participa de reuniões multilaterais com líderes asiáticos e representantes de potências emergentes.
Diplomatas de ambos os países consideraram a conversa positiva e simbólica, marcando um recomeço nas relações Brasil–Estados Unidos, que vinham sendo pautadas por tensões comerciais e divergências políticas.





