Parecer do MP italiano é mais um passo na extradição de Zambelli

O Ministério Público da Itália emitiu nesta quarta-feira (22) parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar está presa em Roma, por decisão da Corte de Apelação italiana, que apontou risco de fuga.

O parecer é mais um passo no processo de extradição, que ainda depende de decisão final do governo italiano. Zambelli deixou o Brasil antes da conclusão de sua condenação definitiva e acabou presa em julho, após ser incluída na lista vermelha da Interpol.

Processo de extradição

Desde sua prisão, a deputada passou a ser alvo de um processo de extradição movido pelo governo brasileiro, em cooperação com autoridades italianas. A Advocacia-Geral da União (AGU) acompanha o caso em nome do governo, com o objetivo de assegurar o cumprimento das decisões do STF e garantir o retorno da parlamentar ao país para o início do cumprimento da pena.

O órgão também mantém contato direto com o Ministério das Relações Exteriores e com as autoridades italianas responsáveis pelo processo.

Condenações no STF

Carla Zambelli foi condenada em duas ações pelo Supremo.

Na primeira, recebeu pena de dez anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em conluio com o hacker Walter Delgatti Neto. O hacker afirmou ter sido contratado por Zambelli para inserir documentos falsos no sistema, entre eles, um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Foi após essa condenação que a parlamentar fugiu do país e acabou presa na Itália, em operação conjunta da Polícia Federal (PF) com autoridades italianas.

Na segunda ação, o STF a condenou a cinco anos e três meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A decisão também prevê a perda do mandato parlamentar após o trânsito em julgado.

Com o parecer favorável do Ministério Público, a expectativa é que o governo italiano tome uma decisão definitiva nas próximas semanas. Caso a extradição seja aprovada, Zambelli deverá retornar ao Brasil escoltada para início imediato do cumprimento da pena.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies