Ministro de Lula é demitido com “acordo” para 2026

O agora ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, afirmou nesta segunda-feira (21), em vídeo publicado no X (antigo Twitter), que deixa o cargo com a “sensação de missão cumprida” após 34 meses no governo Lula. Ele foi demitido pelo presidente e será substituído pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), cuja nomeação será oficializada no Diário Oficial da União.

— Estou saindo para ser candidato em 2026, e o Guilherme Boulos está entrando, porque não será candidato, para cuidar da gestão — disse Macêdo no vídeo, gravado após sua saída da Esplanada.

Segundo apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a decisão de Lula foi motivada por insatisfação com a condução da Secretaria-Geral. A mudança também teria como objetivo reposicionar o governo à esquerda no período pré-eleitoral.

Fontes do Palácio do Planalto apontam que Macêdo deverá concorrer a uma vaga de deputado federal por Sergipe nas eleições de 2026, cargo que já ocupou anteriormente.

Balanço e gratidão

Ao fazer um balanço de sua passagem pelo cargo, Macêdo afirmou que deixa a função com gratidão e destacou sua lealdade ao presidente Lula.

— A palavra que eu tenho para dizer neste momento é a de gratidão — afirmou.

Durante sua gestão, Macêdo foi responsável por coordenar ações de articulação social do governo e esteve presente em momentos-chave da administração petista. No entanto, nos bastidores, havia críticas quanto à eficácia de sua atuação, especialmente diante das demandas crescentes de articulação com movimentos sociais e setores da sociedade civil.

Boulos assume pasta com foco na gestão

Com a saída de Macêdo, Lula aposta na entrada de Guilherme Boulos para imprimir uma nova dinâmica à Secretaria-Geral. O deputado do PSOL não será candidato em 2026, o que, segundo interlocutores do Planalto, permitirá maior dedicação à gestão e à aproximação com a base social do governo, especialmente em temas caros à esquerda.

A nomeação de Boulos será publicada no Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira (21), e sua posse deve ocorrer nos próximos dias, marcando uma nova etapa na composição do terceiro mandato de Lula.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies