Moraes diz “sim” para pedido de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (7/10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba visitas políticas nos próximos dias, incluindo líderes partidários e parlamentares aliados.
Entre os autorizados estão o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que visitará Bolsonaro no dia 20 de outubro, e o presidente do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), que deve encontrá-lo já nesta quinta-feira (9).
As visitas acontecem em meio à movimentação de partidos do Centrão, como PP e União Brasil, que tentam consolidar uma aliança à direita e definir um nome competitivo para a disputa presidencial de 2026, com o apoio de Bolsonaro.
Sucessão de 2026 em pauta
A presença de Valdemar e Nogueira ocorre em um momento de intensas articulações políticas. No último domingo (5), o governador de Goiás e pré-candidato ao Planalto, Ronaldo Caiado (União Brasil), reagiu com críticas à entrevista concedida por Ciro Nogueira ao jornal O Globo, na qual o senador afirmou que Bolsonaro já teria escolhido entre Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e Ratinho Jr (PSD), governador do Paraná, como seu possível sucessor em 2026.
A declaração de Nogueira irritou parte do União Brasil, especialmente aliados de Caiado, que ainda tentam se viabilizar como opção unificada do campo conservador.
Mais visitas autorizadas
Além dos líderes partidários, Moraes também autorizou outras visitas a Bolsonaro nos próximos dias:
Um grupo de oração, na quarta-feira (8);
Os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Márcio Bittar (PL-AC);
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Essas visitas devem ocorrer ao longo da próxima semana, em local não especificado, mas relacionado aos processos em que Bolsonaro figura como investigado.
A autorização foi dada no âmbito das medidas restritivas impostas ao ex-presidente no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado e conspiração contra o resultado das eleições de 2022.