Lula diz que pediu que Marco Rubio negocie com o Brasil “sem preconceito”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta segunda-feira (6/10) que pediu ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que negocie com o Brasil “sem preconceito”. A solicitação foi feita durante uma conversa telefônica com o presidente Donald Trump, em meio às tensões comerciais e diplomáticas entre os dois países.
Segundo Lula, os dois líderes conversaram por cerca de 30 minutos na manhã de segunda-feira. No diálogo, discutiram principalmente as tarifas aplicadas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros e as recentes sanções contra autoridades do Executivo e do Judiciário do Brasil.
“Foi uma conversa extraordinariamente boa. Eu acho que o que ficou acertado é que, a partir de amanhã, eles [governo dos EUA] vão fazer uma discussão sobre o Brasil. Ele [Trump] disse que o Marco Rubio vai conversar com o pessoal, eu pedi para o Marco Rubio conversar com o Brasil sem preconceito, porque pelas entrevistas que ele deu, há um certo desconhecimento sobre o país”, declarou Lula em entrevista à TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão.
Rubio criticou STF após condenação de Bolsonaro
O apelo de Lula ocorre dias após declarações polêmicas de Marco Rubio, que criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável pelo processo que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por participação em uma tentativa de golpe de Estado.
Na ocasião, Rubio classificou Moraes como “violador de direitos humanos” e descreveu o julgamento como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que foi condenado em setembro deste ano.
Alinhamento direto com Trump
Durante a entrevista, Lula também afirmou que ele e Trump trocaram seus números de telefone pessoal, como forma de estabelecer um canal direto de diálogo entre os dois, sem a necessidade de intermediários.
“Ele me deu o telefone pessoal dele, eu dei o meu, para que a gente não precise de intermediário para fazer as coisas boas para o Brasil e para os Estados Unidos”, disse Lula.
Trump confirma ligação e diz ter gostado da conversa
O ex-presidente norte-americano também comentou a conversa por meio de uma publicação em suas redes sociais, onde confirmou o diálogo e disse esperar novos encontros com Lula.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu Trump.