A foto que Carlos Lupi quer esconder da CPMI do INSS
A Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) apagou de seu site oficial uma reportagem que registrava um encontro entre dirigentes da entidade e o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, que deve depor nesta segunda-feira (8) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A reportagem excluída mostrava Lupi em um encontro institucional com representantes da confederação e destacava que o ex-ministro “ouviu atentamente às demandas” dos agricultores familiares. Também mencionava que os dirigentes explicitaram resultados de projetos e reivindicações relacionadas à seguridade social no campo. Lupi aparece ainda vestindo uma camiseta da Conafer, o que reforçava a proximidade entre o então titular da Previdência e a entidade.
O conteúdo foi deletado nos últimos dias, mas foi parcialmente recuperado pelo site O Antagonista, que fez menção ao teor da matéria e à tentativa da entidade de evitar desgastes em meio à apuração da CPMI.
Lupi na mira da CPMI
Carlos Lupi, atual presidente nacional do PDT e ex-ministro da Previdência do governo Lula, será ouvido nesta segunda-feira pela CPMI do INSS, que investiga fraudes e desvios em benefícios sociais, como aposentadorias e auxílios indevidos. Ele foi convocado para esclarecer a atuação do ministério durante sua gestão e sua relação com entidades envolvidas na execução de programas ligados à previdência rural.
A retirada da matéria do ar ocorre em um contexto de pressão política crescente sobre ex-integrantes da Esplanada que têm ligação com setores organizados do campo, especialmente aqueles que gerenciam cadastros e benefícios sociais.
Conafer na berlinda
A Conafer já havia sido citada por parlamentares como uma das entidades que atuam diretamente junto ao INSS por meio de convênios, cadastros de agricultores e mediação de benefícios previdenciários rurais. A reportagem retirada poderia ser usada para comprovar vínculos institucionais que agora a entidade tenta minimizar.
O silêncio da Conafer sobre a exclusão do conteúdo levanta suspeitas sobre a tentativa de evitar exposição negativa às vésperas do depoimento de Lupi, que pode enfrentar questionamentos sobre uso político de programas sociais, eventuais irregularidades em parcerias e influência de organizações civis na formulação de políticas públicas.