URGENTE: Senadora Damares recebe notícia extremamente grave sobre a sua saúde
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (27) para compartilhar uma notícia pessoal e extremamente sensível: o diagnóstico de câncer de mama.
No texto publicado, a parlamentar explicou que recebeu o diagnóstico há cerca de um mês, e que desde então tem enfrentado o tratamento com coragem, fé e determinação. Ela afirmou que já passou por uma cirurgia para retirada do tumor e que, apesar do momento delicado, não interrompeu suas atividades parlamentares.
“Fiz a cirurgia para retirada do tumor numa quinta-feira (31/7), na segunda (4/8) já estava trabalhando, presidindo uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. Estou bem. Na próxima semana começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal”, escreveu.
Damares destacou a importância do diagnóstico precoce, que permitiu um tratamento rápido e eficaz. Aproveitou também para incentivar mulheres de todas as idades a realizarem o autoexame e, em caso de qualquer alteração, procurarem um médico imediatamente.
“Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações.”
A senadora mencionou o projeto de lei aprovado recentemente no Senado, que reduz de 40 para 30 anos a idade mínima para a realização de mamografia na rede pública de saúde, como parte de sua luta histórica por políticas públicas voltadas à saúde das mulheres.
A publicação, que já acumula milhares de interações, gerou uma grande onda de solidariedade. Políticos, jornalistas, líderes religiosos, apoiadores e até adversários políticos enviaram mensagens de apoio à senadora, elogiando sua força e coragem ao compartilhar o diagnóstico de forma pública.
Apesar de ressaltar o apoio da família, de amigos, da equipe médica e do Senado, Damares também fez menção a ataques recebidos nas redes sociais por parte de opositores, afirmando, com firmeza:
“Para aqueles que não gostam de mim e que estão fazendo os comentários mais maldosos me desejando muita dor, sofrimento e morte, lamento informar, mas não será desta vez! Bora celebrar a vida, gente!”
A senadora finalizou a mensagem com gratidão aos médicos que a acompanham e reiterou seu compromisso com os brasileiros, especialmente com as crianças, público central de sua atuação política.