Eduardo Bolsonaro reage após “canetada” de Dino
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a criticar duramente o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro da Justiça, Flávio Dino, em nova publicação feita neste domingo (18) na rede social X (antigo Twitter). Em tom de indignação, o parlamentar atacou o que classificou como uma tentativa de “barrar a aplicação da Lei Magnitsky” no Brasil, afirmando que isso representa uma escalada na crise institucional que o país enfrenta.
“A tentativa do Dino de impedir a aplicação da Lei Magnitsky, por uma canetada do STF, é a materialização da crise institucional que o Brasil vive. É como tentar revogar a lei da gravidade com uma decisão judicial qualquer, o resultado? Caos”, escreveu o deputado.
A crítica ocorre após especulações de que o governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça, estaria buscando mecanismos jurídicos para minimizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, incluído recentemente na lista da Lei Global Magnitsky por supostas violações à liberdade de expressão.
Ataque às elites econômicas
Em outro trecho da publicação, Eduardo Bolsonaro voltou sua artilharia contra setores do mercado financeiro e das elites empresariais, questionando se continuarão apoiando o atual regime ou se buscarão uma solução política para a crise.
“As elites financeiras estão dispostas a afundarem junto com a trupe de aloprados ou irão sentar com os adultos de verdade e resolver o problema que afeta todos?”, disparou.
O parlamentar não especificou quais lideranças ou instituições empresariais estariam sendo coniventes, mas sua fala sugere crescente frustração com a falta de reação do setor privado frente ao agravamento do embate entre poderes no país.
Crise institucional em evidência
As declarações de Eduardo Bolsonaro somam-se a uma série de críticas recentes feitas por lideranças da oposição ao que chamam de “autocratização do Judiciário”, especialmente em relação ao STF e às ações do ministro Alexandre de Moraes. O uso da Lei Magnitsky pelos EUA contra uma autoridade brasileira expôs ainda mais as tensões internas e externas em torno da condução do processo democrático no Brasil.
Flávio Dino, apontado por Eduardo como articulador de uma possível reação à lei americana, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as declarações do deputado.
Um momento de “inflexão”
Eduardo encerrou sua publicação com um tom de alerta, chamando o atual momento de “ponto de inflexão” na política nacional. Para ele, é hora de todos os setores reconhecerem a gravidade da situação e se posicionarem.
“Esse é um momento de inflexão para todos que fingiam não ver a grave crise institucional que o regime mergulhou o país.”