URGENTE: Motta recua e nega acordo pela anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou ter fechado qualquer acordo com parlamentares da oposição para colocar em votação o projeto de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de Janeiro de 2023.

A negativa foi feita a interlocutores próximos e aliados políticos após surgirem rumores, na noite de quarta-feira (7/8), de que haveria um entendimento costurado entre Motta e líderes da oposição. Segundo essas informações, a suposta articulação previa a votação da proposta de anistia em troca do encerramento da ocupação da mesa diretora da Câmara, que vinha sendo usada por parlamentares para pressionar o andamento da pauta.

Líderes oposicionistas alegaram que o acordo envolveria partidos como o PL — do ex-presidente Jair Bolsonaro —, além do Novo e de siglas do Centrão, como PP, União Brasil e PSD. De acordo com esses relatos, também estaria em discussão a inclusão na pauta de um projeto que propõe o fim do foro privilegiado para autoridades.

Apesar das alegações, Hugo Motta afirmou que não houve qualquer compromisso da presidência da Câmara em relação à votação da anistia. O parlamentar reforçou que não participou formalmente de qualquer negociação nesse sentido e que as tratativas ocorreram exclusivamente entre os partidos envolvidos.

O tema da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro é altamente sensível e vem sendo alvo de intensos debates tanto no Parlamento quanto na sociedade civil. A possível votação da matéria promete continuar gerando reações nos próximos dias.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies