Caio Coppolla dá aula e mostra a completa “humilhação” de Moraes (veja o vídeo)
O comentarista político Caio Coppolla fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante sua participação no programa O Grande Debate, exibido pela CNN Brasil.
O comentário ocorreu durante um debate sobre a possibilidade de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no contexto das investigações ligadas aos atos de 8 de janeiro de 2023 e outras frentes judiciais em andamento no Supremo.
Coppolla criticou o que classificou como abusos de autoridade por parte do ministro e afirmou que Alexandre de Moraes teria sido “humilhado” internacionalmente após ser alvo de sanções pelo governo dos Estados Unidos, com base na chamada Lei Magnitsky, que prevê restrições a autoridades acusadas de violar direitos humanos ou práticas antidemocráticas.
“Alexandre de Moraes se esquece de uma coisa: a sua humilhação é somente sua. A sua humilhação pública não pode ser passada adiante. Ela não diminui quando ele abusa da sua autoridade para humilhar outras pessoas”, declarou Coppolla.
O comentarista também questionou a atuação de Moraes nos inquéritos sobre o 8 de janeiro, criticando o fato de o ministro atuar simultaneamente como vítima, relator e julgador.
“Alexandre de Moraes foi humilhado pelo depoimento do delator, dos réus e das testemunhas do 8 de janeiro, que contradizem a narrativa do golpe imaginário do qual ele é vítima e juiz ao mesmo tempo”, completou.
As declarações geraram ampla repercussão nas redes sociais, com manifestações de apoio e também críticas ao tom adotado por Coppolla. O Supremo Tribunal Federal não se pronunciou oficialmente sobre as falas até o momento.