URGENTE: Lula apela e fará pronunciamento em rede nacional em apoio a Moraes

Em mais um capítulo da crescente crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu convocar uma cadeia nacional de rádio e televisão para manifestar apoio público ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo recente de sanções internacionais aplicadas pelo governo americano sob a Lei Magnitsky.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o pronunciamento já está em fase de preparação e deve ser exibido nos próximos dias. A gravação ainda não havia sido finalizada até a tarde desta quinta-feira (31), mas o tom do discurso já foi definido: solidariedade institucional ao Supremo e repúdio àquilo que o Planalto classifica como “ingerência externa inaceitável”.

“O presidente quer solidariedade e acha que o tribunal precisa ser defendido”, afirmou um ministro do governo, sob condição de anonimato.

A medida foi descrita por interlocutores como um movimento pessoal de Lula, que teria ficado “profundamente indignado” com a decisão de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, de incluir Moraes na lista de pessoas sancionadas por “graves violações de direitos humanos”.

Segunda cadeia nacional em menos de um mês

O novo discurso presidencial marcará a segunda vez em julho que Lula recorre à cadeia nacional de rádio e TV — um instrumento reservado geralmente para temas de alta relevância. No início do mês, o presidente já havia se pronunciado sobre o tarifaço de Trump, que impôs taxas de até 50% sobre produtos brasileiros, como aço, soja, etanol e carne.

A nova fala, porém, migra o foco do econômico para o institucional, em meio ao agravamento das tensões com Washington e à pressão crescente sobre o STF, agora sob os olhos da comunidade internacional.

Reações divididas

A decisão de Lula gerou reações imediatas no meio político. Parlamentares da base governista e setores do Judiciário consideram o gesto “necessário para preservar a imagem do Brasil no exterior e evitar erosão institucional interna”.

Por outro lado, líderes da oposição veem o ato como um apelo tardio e uma tentativa de blindagem pessoal e política, diante da rápida deterioração da imagem internacional do país e das críticas ao silêncio inicial do Planalto frente às sanções impostas por Trump.

“Lula sentiu… E apelou”, disse um deputado da oposição nas redes sociais, ironizando a convocação da cadeia nacional.

Pressão sobre o Senado e o STF

O movimento de Lula também deve ter repercussões dentro do Congresso, principalmente no Senado Federal, que vem sendo pressionado a analisar os diversos pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes. A tentativa do presidente de unir o Executivo e o Judiciário em um discurso público poderá ser lida como uma forma de isolar a ala mais crítica do STF e da oposição, ao mesmo tempo em que procura salvar a imagem do Brasil no exterior.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies