URGENTE: Homem chama Lula de “ladrão” e é expulso de evento (veja o vídeo)
Um manifestante foi retirado de um evento do governo federal neste sábado (27.jul.2025), após interromper o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com gritos de “ladrão”. O episódio ocorreu durante o lançamento do programa PAC Periferia Viva, que prevê R$ 4,67 bilhões em investimentos para a urbanização de favelas em todo o país.
A interrupção gerou um breve tumulto entre os presentes. O homem, identificado apenas como um opositor do governo, também questionava a aplicação dos princípios democráticos no Brasil. A Polícia Federal interveio rapidamente e conduziu o manifestante para fora do local, enquanto ele seguia protestando.
Reação de Lula
Logo após o incidente, Lula cobrou respeito em seu pronunciamento:
“Eu nunca fui de xingar meus adversários, mas exijo respeito. Podemos divergir, mas não é assim que se constrói a democracia.”
A declaração do presidente, no entanto, contrastou com falas feitas horas antes no mesmo evento, quando Lula chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “rato” e afirmou que o adversário “se borrou todo” ao saber do resultado das eleições de 2022.
As falas mais duras do petista provocaram reações nas redes sociais e entre parlamentares da oposição, que acusam o presidente de promover um discurso agressivo ao mesmo tempo em que pede respeito ao debate democrático.
Clima tenso e polarização
O episódio em Osasco reflete o atual ambiente político polarizado do país, em que eventos públicos têm se tornado palco para manifestações tanto de apoio quanto de repúdio a figuras centrais do cenário nacional. Apesar do incidente, o evento seguiu normalmente após a retirada do manifestante.
Lula tem intensificado sua presença em eventos populares e regionais como parte da agenda de relançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com foco em áreas periféricas e urbanização de comunidades vulneráveis. A oposição, por sua vez, critica os gastos e questiona os critérios de distribuição dos recursos anunciados.