Provável motivo para queda de avião que matou 179 pessoas é revoltante

Investigações conduzidas pelas autoridades sul-coreanas sugerem que os pilotos do voo Jeju Air 2216, que caiu em 29 de dezembro de 2024, podem ter cometido um erro crucial ao desligar o motor errado da aeronave logo após uma colisão com aves. O acidente, que ocorreu durante a aproximação para o pouso no Aeroporto de Muan, resultou na morte de 179 pessoas e se tornou o maior desastre aéreo da história da Coreia do Sul.

A informação foi obtida pela agência Reuters junto a uma fonte próxima à investigação, ainda em andamento sob responsabilidade do Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias da Coreia do Sul (ARAIB). Segundo os dados analisados até agora — incluindo o gravador de voz da cabine, computadores de bordo e componentes dos motores recuperados em maio — os pilotos desativaram o motor esquerdo, que apresentava menos avarias, ao invés do motor direito, que teria sido mais severamente danificado pela colisão com as aves.

Famílias contestam versão e pedem investigação completa

Apesar das evidências técnicas apontadas, a divulgação parcial dessas informações foi fortemente criticada por representantes das famílias das vítimas e pelo sindicato dos pilotos da Jeju Air. Segundo os críticos, a versão preliminar sugere responsabilidade exclusiva da tripulação, sem considerar outros fatores importantes, como a estrutura do entorno do aeroporto, a resistência dos motores e a viabilidade do pouso com apenas um propulsor.

“A ARAIB está enganando o público ao minimizar os danos ao motor esquerdo e transformar os pilotos em bodes expiatórios”, declarou o sindicato, que também questiona a ausência de provas conclusivas sobre a capacidade da aeronave de continuar o voo com um motor.

Restos de aves em ambos os motores e protestos adiam coletiva

Um relatório anterior, divulgado em janeiro, já havia confirmado a presença de restos de aves em ambos os motores, mas sem especificar o grau de dano em cada um. Agora, com a nova revelação, cresce a pressão por um relatório técnico completo e imparcial.

Diante da repercussão e de protestos por parte dos familiares das vítimas, o ARAIB cancelou a coletiva de imprensa que traria atualizações sobre o caso. As famílias exigem transparência no processo investigativo e pedem que todos os fatores contributivos — não apenas o erro humano — sejam analisados antes da emissão do relatório final.

Relatório final sai até o fim de 2025

O relatório oficial deve ser publicado até dezembro de 2025, dentro do prazo padrão estabelecido por protocolos internacionais. A Jeju Air reiterou que está colaborando com as investigações e que aguarda o desfecho da apuração para tomar novas medidas internas.

Enquanto isso, o acidente continua gerando grande comoção na Coreia do Sul e reacende o debate sobre segurança operacional, resposta a colisões com aves e responsabilidades institucionais em grandes desastres.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies