A forte manifestação de Tarcísio…

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se pronunciou neste domingo (21) em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada ao caso do 8 de janeiro. Em tom contundente, Tarcísio classificou as recentes medidas como “humilhações” e apontou uma “sucessão de erros” no tratamento jurídico e político dado ao ex-presidente.

“Não conheço ninguém que ame mais este país, que tenha se sacrificado mais por uma causa, quanto Jair Bolsonaro.
Não imagino a dor de não poder falar com um filho.
Mas se as humilhações trazem tristeza, o tempo trará a justiça”, escreveu o governador em nota publicada nas redes sociais.

A declaração surge após a divulgação de que Bolsonaro teria restrições ainda maiores no âmbito das investigações que envolvem suposta tentativa de golpe, com a proibição de manter contato com familiares investigados, entre eles o filho Carlos Bolsonaro.

Críticas veladas ao STF

Embora não tenha citado diretamente os ministros do Supremo, Tarcísio deixou claro o desconforto com os rumos do processo:

“Estamos diante de um cenário em que se repete uma sucessão de erros. Não haverá paz social sem paz política”, disse.

A fala ecoa o sentimento de parte da base bolsonarista, que enxerga nas ações da Justiça um viés de perseguição política. Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro e é considerado um dos principais nomes do grupo mais moderado do bolsonarismo, tem adotado um discurso mais institucional nos últimos meses, mas a declaração de hoje marca um tom mais direto e solidário ao ex-presidente.

Reações nas redes

A manifestação do governador dividiu opiniões nas redes sociais. Aliados de Bolsonaro celebraram a nota como um gesto de lealdade, enquanto críticos apontaram que a fala de Tarcísio poderia tensionar ainda mais a relação entre Executivo estadual e o Judiciário.

Tarcísio e 2026

A fala de Tarcísio também reacende especulações sobre seu posicionamento nas eleições de 2026. Apesar de ainda evitar tratar abertamente do tema, o governador paulista é frequentemente citado como possível candidato à Presidência, sobretudo se Bolsonaro continuar juridicamente impedido.

A crise institucional envolvendo os poderes da República segue sendo um dos principais focos de atenção no cenário político nacional. Resta saber até que ponto manifestações como a de Tarcísio podem influenciar os próximos desdobramentos.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies