Moraes toma nova decisão sobre o suposto “plano” para matar Lula, Alckmin e ele próprio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (4/7) prorrogar por mais 60 dias o inquérito que apura uma suposta conspiração para impedir a posse das autoridades eleitas em 2022, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio ministro.

A prorrogação atende a um pedido feito pela Polícia Federal no início de junho. Segundo Moraes, a ampliação do prazo é necessária para o prosseguimento das investigações, incluindo diligências ainda em curso. Em sua decisão, ele afirmou:

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização das diligências ainda pendentes (…), prorrogo por mais 60 (sessenta) dias a presente investigação”, conforme previsto no Regimento Interno do STF.

O inquérito investiga uma suposta trama articulada nos meses de novembro e dezembro de 2022, período entre a eleição e a posse do novo governo. Segundo a PF, militares com formação em forças especiais — conhecidos como “kids pretos” — estariam envolvidos na elaboração de um plano para monitorar e possivelmente eliminar autoridades públicas, em uma tentativa de sabotar a transição de poder.

Entre os alvos da investigação estão os militares Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo; o general da reserva Mário Fernandes; e o agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares. Todos foram presos preventivamente em novembro de 2024, acusados de participação ativa na suposta conspiração.

A Polícia Federal acredita que o grupo planejava ações violentas para impedir a concretização do novo governo eleito. As investigações continuam em sigilo, mas fontes próximas ao caso indicam que novas diligências e oitivas estão previstas para as próximas semanas.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies