Informação vaza e revela que STF já pensa em barrar eventual indulto a Bolsonaro

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam, nos bastidores, que devem reagir a um possível indulto concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro, caso ele seja condenado por tentativa de golpe e venha a ser beneficiado por um eventual novo governo aliado em 2026.

A informação foi publicada pelo jornalista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles. Segundo a reportagem, integrantes da Corte consideram que uma anistia concedida por nomes como Eduardo Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Ronaldo Caiado (União Brasil) seria “inconstitucional”, mesmo sendo a concessão de indultos uma prerrogativa expressamente atribuída ao Presidente da República pela Constituição Federal.

Os ministros estariam se preparando para, se necessário, seguir o precedente do caso Daniel Silveira. Em 2023, o STF anulou o indulto que Bolsonaro havia concedido ao então deputado federal condenado por ataques às instituições, alegando que o perdão teve motivação político-ideológica — uma justificativa que gerou críticas por parte de juristas e parlamentares à época.

A movimentação do STF volta a acirrar o debate sobre os limites entre os poderes e o papel da Corte nas disputas políticas e institucionais do país. O uso de critérios subjetivos para anular atos presidenciais, ainda que controversos, levanta questionamentos sobre a estabilidade das garantias constitucionais.

Até o momento, nenhum ministro se pronunciou publicamente sobre o tema, mas a sinalização interna acende um novo alerta no meio político, especialmente entre apoiadores de Bolsonaro e possíveis pré-candidatos de direita que têm defendido a possibilidade de indulto ao ex-presidente.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies