‘Qualquer pessoa com dois neurônios entendeu a ironia de Bolsonaro ao convidar Moraes para ser vice’
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou as redes sociais nesta terça-feira (11/6) para esclarecer e defender a recente declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro, que mencionou, em tom irônico, o ministro Alexandre de Moraes como possível vice em uma chapa presidencial. A fala gerou repercussão e foi interpretada por alguns setores como um gesto inesperado de conciliação ou, para outros, como mais um episódio de sarcasmo político.
Em sua publicação, Eduardo reforçou que a fala do pai foi uma piada, baseada no contraste com a realidade, e que a intenção foi, sobretudo, sinalizar sua disposição de disputar as eleições de 2026:
“Pra ser considerado piada temos que partir do pressuposto de que as pessoas que estão escutando conheçam o contexto e a realidade, daí a graça consiste no ABSURDO do cenário apresentado como fictício. É o plot twist”, escreveu o deputado.
Eduardo também ironizou as interpretações literais da declaração de Bolsonaro:
“Qualquer pessoa com dois neurônios entendeu a ironia da fala do Jair Bolsonaro, entendeu que a ÚLTIMA pessoa no planeta que seria escolhida para vice dele seria o Moraes.”
Segundo o parlamentar, o ex-presidente teria usado a oportunidade não para sugerir uma aliança, mas para destacar sua pré-candidatura à Presidência da República:
“Ele apenas usou a oportunidade para mostrar que será candidato à Presidência em 2026.”
A fala original de Jair Bolsonaro ocorreu em um evento recente e viralizou nas redes sociais. Ao mencionar, em tom sarcástico, a possibilidade de ter Alexandre de Moraes como vice, Bolsonaro fez referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com quem tem um histórico de embates e acusações públicas.
O episódio evidencia mais uma vez a estratégia comunicacional do ex-presidente, marcada pelo uso da ironia, da ambiguidade e da provocação, ao mesmo tempo em que reforça sua intenção de manter-se no centro do debate político com vistas à sucessão presidencial.