Água, chá e gelatina: Bolsonaro “aceitou bem” alimentação oral, diz boletim
Internado há 17 dias no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora clínica e iniciou a alimentação por via oral, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (29). Apesar do quadro ainda delicado, os médicos informaram que Bolsonaro aceitou bem líquidos leves como água, chá e gelatina.
A equipe médica destacou que, mesmo com o diagnóstico de gastroparesia — uma condição que causa o retardo do esvaziamento do estômago —, o ex-presidente está respondendo positivamente ao tratamento. Ele continua sob cuidados intensivos, ainda sem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado […] Segue estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada, mantendo a melhora dos exames laboratoriais do fígado”, diz o boletim. Os médicos também informaram que ele apresenta sinais de movimentos intestinais espontâneos, continua recebendo suporte nutricional por via endovenosa e passa por sessões de fisioterapia motora.
Bolsonaro foi internado no último dia 12 de abril, após passar mal durante uma viagem a Natal (RN). Ele precisou ser submetido a uma cirurgia considerada “extremamente complexa e delicada” para desobstrução intestinal, uma das várias intervenções relacionadas aos problemas intestinais que enfrenta desde o atentado a faca sofrido em 2018.
Por ora, as visitas ao ex-presidente continuam restritas e a equipe médica segue monitorando sua evolução diariamente.