Coreia do Norte confirma pela primeira vez o envio de tropas à Rússia

A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez o envio de tropas para combater ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia. A agência estatal KCNA relatou que as tropas norte-coreanas participaram de confrontos na região de Kursk, na Rússia, demonstrando “heroísmo em massa, bravura incomparável e espírito de abnegação”. A Rússia afirmou ter recapturado a região, embora a Ucrânia negue essa informação, indicando que ainda há operações em Belgorod, outra área russa fronteiriça.

Este envolvimento militar segue um tratado de parceria estratégica assinado entre Kim Jong-un e Vladimir Putin em 2024, que inclui cláusulas de assistência mútua em caso de agressão. Estima-se que entre 10.000 e 14.000 soldados norte-coreanos tenham sido enviados, com algumas fontes indicando até 12.000. Apesar de sofrerem pesadas baixas iniciais, as tropas norte-coreanas adaptaram-se rapidamente às condições de combate. Além disso, há relatos de que a Coreia do Norte também forneceu armas convencionais à Rússia, possivelmente em troca de apoio econômico ou militar.

Esses desenvolvimentos refletem uma intensificação das alianças estratégicas entre a Coreia do Norte e a Rússia, com implicações significativas para a dinâmica geopolítica global.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies