BB, Vivo, Itaú e mais: veja as 25 empresas que os jovens mais querem trabalhar
Os jovens brasileiros que buscam o primeiro emprego estão cada vez mais interessados em ingressar no setor financeiro. É o que revela um levantamento da plataforma Onlinecurriculo, especializada em carreiras, que analisou mais de 3 milhões de buscas na internet pela expressão “Jovem Aprendiz em” entre março de 2024 e março de 2025.
Segundo o estudo, 44% das buscas estão relacionadas a empresas do setor bancário, com destaque para Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e Sicredi — que juntos somaram 1,3 milhão de pesquisas.
O Banco do Brasil lidera o ranking com cerca de 523 mil buscas. A instituição prevê abrir vagas em 2025 por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos. Já o Bradesco está com 567 vagas abertas em 20 estados e no Distrito Federal.
Outros setores também atraem jovens
O setor de telefonia também aparece em destaque, com a Vivo somando 493 mil buscas (15% do total). A empresa abriu 200 vagas para Jovem Aprendiz em 10 estados e no Distrito Federal.
Na sequência, aparecem os setores:
Recursos Naturais (10%) – com Petrobras e Vale entre as mais procuradas. A Vale oferece vagas em áreas como mecânica, elétrica e eletromecânica.
Alimentação e Bebidas (7%) – com destaque para McDonald’s (86 mil buscas), Ambev (77 mil), Coca-Cola (38 mil) e Nestlé (14 mil). A Ambev tem vagas em seis estados e a Coca-Cola, em Minas Gerais.
Cosméticos e Moda (6%) – empresas como Renner (51 mil buscas), O Boticário (49 mil), Nike (33 mil), Melissa (31 mil) e Riachuelo (23 mil) lideram o interesse. Atualmente, a Renner oferece 18 vagas em sete estados, enquanto a Riachuelo tem seis abertas em três.
O levantamento reforça a importância dos programas de aprendizagem como porta de entrada para o mercado de trabalho formal e como uma forma de formação profissional para milhares de jovens brasileiros.