Bolsonaro tem título honorário rejeitado em PE, mas Michelle ganha comenda em GO

A polarização política brasileira ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (22), com decisões opostas em duas câmaras municipais do país envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Enquanto Camaragibe, em Pernambuco, rejeitou conceder o título de cidadão honorário ao ex-presidente, a Câmara de Goiânia (GO) aprovou, por ampla maioria, a honraria à ex-primeira-dama.

Rejeição em Camaragibe

A proposta em Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, não atingiu o número mínimo de votos necessários: eram necessários ao menos nove dos 13 vereadores para a aprovação. O resultado final foi de seis votos favoráveis, quatro abstenções e dois votos contrários.

O presidente da Câmara, Paulo André (PSB), fez críticas indiretas aos apoiadores de Bolsonaro, que lotaram o plenário para acompanhar a votação, mas costumam estar ausentes em outras pautas importantes para a cidade.

“Tem muitas matérias muito mais importantes que a população cobra. Aí a gente vê a casa lotada em uma hora de uma votação de um título de cidadão, mas, em outras oportunidades de discussões, a gente vê a Casa vazia por parte de grupos que dizem defender os interesses da população”, afirmou o vereador ao Camaragibe Agora.

Homenagem em Goiânia a Michelle Bolsonaro

Enquanto isso, na Câmara Municipal de Goiânia, o título de cidadã honorária foi concedido a Michelle Bolsonaro com 25 votos a favor e apenas três contrários. A votação, no entanto, não passou sem controvérsia.

O vereador Fabrício Rosa (PT) criticou a decisão, alegando que a ex-primeira-dama não tem vínculo direto com a cidade nem histórico de atuação em políticas públicas locais.

“Não há histórico de atuação de políticas públicas em Goiânia. Conceder esse título a alguém sem nenhum vínculo efetivo e afetivo pode acabar esvaziando o sentido desse reconhecimento”, disse o parlamentar.

Por outro lado, William Veloso (PL), do partido de Bolsonaro, defendeu a homenagem, alegando que Michelle “contribuiu muito” com ações sociais, especialmente para pessoas com deficiência, embora não tenha apresentado dados concretos durante seu discurso.

“Foi uma primeira-dama que contribuiu muito, principalmente no segmento das pessoas com deficiência em todo Estado de Goiás, e não é diferente em Goiânia”, afirmou.

Bolsonaro já é cidadão em outros estados

Apesar da rejeição em Camaragibe, Jair Bolsonaro já recebeu o título de cidadão honorário em outras localidades, como Paraná, Minas Gerais e Goiás — neste último, a honraria foi entregue em 2023 pelo governador Ronaldo Caiado (União), com base em um projeto aprovado ainda em 2019, quando Bolsonaro exercia a Presidência da República.

Michelle Bolsonaro também foi agraciada com o título de cidadã paulistana pela Câmara Municipal de São Paulo.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies