Donald Trump homenageia papa Francisco nas redes sociais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou nesta segunda-feira (21) sobre a morte do papa Francisco, aos 88 anos. Em uma curta mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump expressou suas condolências de maneira direta:
“Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e aos que o amavam”, escreveu o republicano.
Francisco faleceu na manhã desta segunda, às 7h35 no horário local (2h35 de Brasília), na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice no Vaticano. O falecimento foi anunciado pelo camerlengo, cardeal Kevin Joseph Farrell, responsável pela administração da Santa Sé até a eleição de um novo papa.
Vice-presidente dos EUA também se pronunciou
Mais cedo, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, também comentou publicamente sobre a morte do pontífice. Em sua mensagem, Vance relembrou um encontro recente com Francisco, ocorrido no último domingo, durante o qual ambos trocaram saudações de Páscoa.
A presença de Vance no Vaticano havia sido previamente confirmada pela Casa Branca como parte de um gesto diplomático de aproximação com a Santa Sé, em um momento em que o pontífice enfrentava uma fase delicada de saúde.
Repercussão internacional
A morte do papa Francisco mobilizou líderes políticos e religiosos de todo o mundo, que usaram as redes sociais e canais oficiais para prestar homenagens ao líder da Igreja Católica. No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro também lamentou o falecimento e destacou o papel espiritual do papa como “guia em tempos de incerteza”.
Francisco, primeiro pontífice latino-americano e jesuíta, deixa um legado marcado pela defesa dos pobres, do meio ambiente e pela busca por uma Igreja mais próxima das pessoas. Em vida, pediu que seu funeral fosse simples, dispensando os rituais pomposos de seus antecessores e optando por ser enterrado fora do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.