Familiares de cabeleireira presa estarão em ato pró-anistia
A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, sediará no próximo sábado, dia 27, uma manifestação política em defesa da anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O protesto está marcado para as 14h no Largo do Rosário e foi convocado pelo perfil Brasil Avante, que atua nas redes sociais mobilizando apoiadores da causa.
Entre os destaques da manifestação está a presença dos familiares de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira de Paulínia que se tornou um dos rostos mais conhecidos entre os envolvidos nos atos daquele dia. Débora ganhou notoriedade após pichar com batom vermelho a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada em frente ao Supremo Tribunal Federal, durante a invasão das sedes dos Três Poderes.
Atualmente em prisão domiciliar, Débora não poderá participar presencialmente do ato, mas será representada por familiares. Ela foi presa em março de 2023 e responde por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Em março de 2025, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão em regime fechado. No entanto, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que indicou a necessidade de reavaliar a pena sugerida.
O ato de Campinas acontece em um momento de crescente pressão por parte de movimentos que pedem a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Esses grupos afirmam que houve excessos nas punições e questionam a proporcionalidade das condenações aplicadas.