Após acordo com Hugo Motta, Glauber Braga deve encerrar greve de fome

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) deve anunciar, nas próximas horas, o fim da greve de fome que mantinha desde a semana passada. A decisão vem após um acordo articulado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se comprometeu a suspender por 60 dias a tramitação do processo de cassação do parlamentar no plenário.

Braga iniciou o protesto extremo após o Conselho de Ética da Casa aprovar o parecer que pede sua cassação por quebra de decoro parlamentar. O deputado é acusado de agredir e expulsar um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) das dependências da Câmara em abril de 2024.

As negociações para o fim da greve envolveram, além de Motta, a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), esposa de Glauber, e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ). Juntos, eles costuraram um acordo político que visa garantir o direito de defesa do parlamentar antes de qualquer votação em plenário.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Hugo Motta confirmou o compromisso:

“Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao plenário da Câmara antes de 60 dias, para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar”, afirmou o presidente da Casa.

O gesto é visto como uma tentativa de despressurizar o clima entre parlamentares da esquerda e setores mais conservadores da Câmara, especialmente em um momento de acirramento político.

A expectativa agora é que Glauber Braga se manifeste oficialmente ainda hoje, encerrando a greve de fome que já preocupava aliados e colegas de bancada.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies