Nikolas ironiza Erika Hilton por visto com gênero masculino
Nesta quarta-feira (16), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais para ironizar a colega de Parlamento, Erika Hilton (PSOL-SP), após a deputada transexual anunciar o cancelamento de uma viagem aos Estados Unidos por ter recebido um visto com o gênero masculino.
“É só cancelar, amigue”, escreveu Ferreira em publicação nas redes, em tom sarcástico.
Erika Hilton explicou que desistiu da viagem por temer o tratamento que poderia receber das autoridades americanas ao desembarcar no país. Segundo ela, o visto emitido pelos EUA trazia seu nome social feminino, mas indicava o gênero masculino, o que a deixou preocupada com possíveis constrangimentos na imigração.
“Fiquei muito abalada e preocupada com o tratamento que receberia no aeroporto. Meu nome está correto, mas o gênero não condiz com minha identidade”, afirmou a parlamentar.
Hilton anunciou que irá acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) contra os Estados Unidos, alegando ter sido vítima de transfobia e de violação de seus registros civis reconhecidos no Brasil.
A deputada também criticou duramente o presidente americano Donald Trump, chamando-o de “alucinado” e “doente”. Desde o retorno do republicano à Casa Branca, uma de suas primeiras medidas foi assinar uma ordem executiva que determina o reconhecimento apenas dos gêneros atribuídos no nascimento, medida que impacta diretamente cidadãos trans em processos como a emissão de vistos.
Essa não é a primeira vez que Erika Hilton obtém visto americano. Em 2023, ela havia conseguido a documentação com o gênero feminino, em consonância com seus documentos brasileiros.