Exército reforça defesa contra ameaças internacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (16/4), da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília. Esta é a terceira vez consecutiva que o chefe do Executivo marca presença no evento, em um gesto simbólico de aproximação com os militares.

Durante a solenidade, o comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, fez a leitura da tradicional Ordem do Dia, com destaque para o cenário internacional e o fortalecimento da defesa nacional diante de novas ameaças. O discurso ressaltou o aumento global nos investimentos em defesa e convocou atenção para riscos modernos que exigem preparo estratégico por parte do Brasil.

“O mundo passa por uma transformação rápida e profunda em suas estruturas geopolíticas tradicionais. Os investimentos em defesa vêm crescendo exponencialmente em todas as regiões do globo. Essa realidade sugere ao nosso país atenção redobrada em relação à proteção dos brasileiros e dos ativos consagrados pela Constituição”, afirmou o general.

Ameaças não convencionais

Tomás Paiva alertou ainda para os desafios representados por conflitos não tradicionais. Segundo ele, o Brasil deve estar preparado para lidar com “ameaças híbridas, difusas e multidimensionais”, que não seguem os moldes convencionais de guerras passadas.

“A defesa nacional precisa estar preparada para enfrentar ameaças que não se manifestam claramente como os conflitos convencionais do passado”, disse.

Presenças e condecorações

Além do presidente Lula, estiveram presentes no evento autoridades como o ex-vice-presidente da República e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de ministros e lideranças militares.

Durante a cerimônia, diversos militares, autoridades e instituições foram condecorados com medalhas de reconhecimento. Também foi realizado o tradicional desfile das tropas.

Exército “igual ao povo”

Em sua fala, o comandante enfatizou o papel do Exército como parte integrante da sociedade brasileira, promovendo o mote institucional deste ano: “Exército Brasileiro: Igual a Você”.

“Somos parte do povo brasileiro, compartilhamos dos mesmos valores, sonhos e desafios. Seus valorosos integrantes vivem, trabalham e se dedicam ao Brasil com o mesmo amor e comprometimento de cada cidadão.”

Ao final do discurso, o general reforçou o compromisso da Força com os princípios constitucionais e a imparcialidade institucional:

“Nossa fortaleza, como Instituição de Estado integralmente devotada à missão constitucional, decorre da imparcialidade e do profissionalismo que sempre devem caracterizar nossas ações.”

Comemoração antecipada

A data oficial do Dia do Exército é 19 de abril, em referência à Batalha dos Guararapes (1648), considerada o marco inicial da formação da força terrestre brasileira. Neste ano, a celebração foi antecipada para o dia 16.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies