Lula amplia perda de apoio no Nordeste entre pobres e mulheres

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), mostra um cenário preocupante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os índices de aprovação do petista caíram em todas as regiões do Brasil, mas a maior perda foi registrada no Nordeste, reduto histórico de apoio ao PT.

Queda na Aprovação no Nordeste

O levantamento revela que 52% dos nordestinos ainda aprovam o governo, mas esse número já foi de 59% em dezembro do ano passado. No mesmo período, a desaprovação subiu de 37% para 46%, reduzindo a diferença entre aprovação e reprovação de 43 para apenas seis pontos percentuais. Esse é o maior recuo de popularidade de Lula entre todas as regiões do país nos últimos cinco meses.

Sul e Sudeste Rejeitam Governo Lula

A maior desaprovação ao governo está na região Sul, onde 64% dos eleitores rejeitam Lula e apenas 34% o aprovam. Em janeiro de 2025, os índices eram de 59% e 49%, respectivamente. No Sudeste, a reprovação saltou de 53% para 60%, enquanto a aprovação caiu de 42% para 37%. No Centro-Oeste, a aprovação recuou de 48% para 44%, enquanto a desaprovação subiu de 49% para 52%.

Mulheres Também Passam a Rejeitar Lula

Pela primeira vez na série histórica da Genial/Quaest, a maioria das mulheres passou a desaprovar o governo Lula. O índice de reprovação entre as eleitoras subiu para 53%, enquanto a aprovação caiu para 43%. Em janeiro, os números eram 49% e 47%, respectivamente.

Entre os homens, o cenário também piorou para o petista. Atualmente, 59% desaprovam o governo, contra 52% em janeiro. Já a aprovação caiu de 45% para 39%.

Lula Perde Apoio Entre os Mais Pobres

A faixa de eleitores que ganha até dois salários mínimos sempre foi a principal base de apoio de Lula. No entanto, mesmo entre esse público, a aprovação caiu de 56% em dezembro para 52% em março, enquanto a desaprovação subiu de 39% para 45%.

Nas demais faixas de renda, a rejeição é ainda mais alta. Entre quem ganha de dois a cinco salários mínimos, a desaprovação chegou a 61%, enquanto a aprovação é de apenas 36%. Já entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, 64% desaprovam Lula, enquanto 34% ainda o apoiam.

Detalhes da Pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, ouvindo 2.004 brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies