STF autoriza viagem de Mauro Cid a São Paulo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o tenente-coronel Mauro Cid a viajar para São Paulo nesta segunda-feira (1º), desde que retorne até o dia 7 de abril. Cid solicitou permissão para acompanhar a filha em um campeonato de hipismo, evento que acontecerá entre os dias 2 e 7 de abril no Jockey Club de São Paulo.
Embora tenha sido liberado da prisão em 2024, Cid ainda está sujeito a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar o país. A decisão de Moraes deixou claro que a autorização para a viagem é para o “período estritamente necessário à viagem” e possui caráter provisório, com a manutenção das condições cautelares.
A medida ainda estabelece que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal deve apresentar, no prazo de 48 horas, um relatório detalhado sobre o monitoramento de Cid durante o período da viagem.
Além da competição, no dia 1º de abril, a filha de Cid será premiada como melhor atleta na categoria jovem, o que também motivou o pedido de viagem. A liberação para o evento foi concedida com a exigência de que o tenente-coronel retorne dentro do prazo estipulado e sem transgredir as restrições impostas pela Justiça.
Cid, que foi ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), está proibido de se comunicar com outros investigados nos processos relacionados a joias, falsificação de cartões de vacina e à tentativa de golpe após as eleições de 2022.