GloboNews ironizou comitiva de Lula: “Arca de Noé”
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão tem gerado bastante repercussão, especialmente pela comitiva considerável que o acompanhou. Durante o programa Central GloboNews da última quinta-feira (20), a jornalista Natuza Nery revelou que a viagem foi apelidada de “arca de Noé” por um ministro de Estado, devido à grande quantidade de pessoas que embarcaram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre os integrantes da comitiva, estavam políticos, sindicalistas e quase 100 empresários, o que causou surpresa devido ao tamanho do grupo.
A visita de Lula ao Japão, que aconteceu na segunda-feira (24), também foi destacada pelo presidente em uma postagem nas redes sociais, onde ele compartilhou uma foto com os presidentes da Câmara, Davi Alcolumbre, e do Senado, Hugo Motta, além de seus antecessores, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. Na legenda, Lula enfatizou a importância da viagem, que marca a celebração dos 130 anos de amizade entre o Brasil e o Japão, ressaltando o aspecto diplomático e histórico da visita.
A movimentação de uma comitiva tão grande levantou questões sobre o custo e a finalidade da viagem, além de gerar debates sobre as prioridades do governo, especialmente em um contexto em que a austeridade fiscal e o uso de recursos públicos são temas sensíveis no cenário político atual.