Saiba quem vai acompanhar Lula em viagens ao Japão e Vietnã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou neste sábado (22) para o Japão, acompanhado por uma comitiva de ao menos 25 pessoas, incluindo parlamentares, ministros, sindicalistas e outros membros do governo. Além dos ministros, como Juscelino Filho (Comunicações), Camilo Santana (Educação), Renan Filho (Transportes) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), a comitiva conta também com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara, Hugo Motta. Também fazem parte da viagem senadores e deputados, como Rodrigo Pacheco, Jaques Wagner, Arthur Lira e Dr. Luizinho, além de representantes sindicais como Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (UGT) e Sérgio Nobre (CUT).
A agenda no Japão inclui um encontro com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, focado na abertura do mercado japonês para as carnes bovinas e suínas brasileiras.
O presidente também passará pelo Vietnã, onde ficará por dois dias e se reunirá com o premiê Pham Minh Chinh para tratar da aproximação do Brasil com os países da ASEAN e discutir medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A viagem marca a primeira visita intercontinental de Lula em 2025 e tem como objetivo fortalecer as relações comerciais e diplomáticas com os dois países asiáticos.