Merval diz que Lula repete mesmo modelo ‘inconsequente’ de Dilma
O jornalista Merval Pereira, do O Globo, dedicou sua coluna de quinta-feira (20) à análise da condução econômica do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, à frente do Palácio do Planalto. Em seu texto, Merval compara a atual gestão do presidente petista à condução de sua sucessora, Dilma Rousseff, alertando que Lula estaria repetindo os erros de seu segundo governo, o que levou à crise econômica que o Brasil enfrentou durante o governo Dilma.
Para Merval, o Partido dos Trabalhadores (PT) adota uma “visão desenvolvimentista inconsequente”, que se reflete em políticas que, ao invés de resolver os problemas estruturais da economia brasileira, acabam exacerbando as dificuldades. O jornalista destaca que o mercado financeiro não acredita na capacidade do governo de Lula em recuperar as perdas causadas por essas escolhas.
Em sua análise, Merval afirma que Lula está repetindo um comportamento que ocorreu no segundo governo, quando o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci deixou o cargo. Lula teria priorizado o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a qualquer custo, o que, segundo o jornalista, teve como consequência uma crise econômica profunda.
Merval cita explicitamente a experiência de Dilma Rousseff, observando que o governo da ex-presidente não conseguiu manter o equilíbrio fiscal, o que acabou levando o Brasil a uma recessão prolongada. “Dilma não conseguiu controlar o equilíbrio fiscal, porque tinha o mesmo pensamento dele [Lula], de que tinha que crescer a qualquer custo, e quebrou o país”, disse Merval, alertando que o presidente atual parece estar seguindo o mesmo caminho.
O jornalista destaca que o mercado financeiro está pessimista quanto ao futuro da economia brasileira, enxergando sinais de que o país pode enfrentar uma repetição dos problemas que marcaram o governo de Dilma. Ele aponta, por exemplo, que as taxas de juros já atingiram níveis elevados, semelhantes aos do governo anterior, o que, na visão de Merval, é indicativo de que o país pode estar caminhando para mais uma crise econômica.
Essa análise de Merval Pereira reflete uma preocupação com a política econômica do governo Lula, particularmente em relação ao risco de repetir erros do passado que, na visão de críticos como o jornalista, levaram o Brasil a uma grave crise fiscal e econômica.