Lula demite Nísia e confirma Padilha como novo ministro da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (25/2), a demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela será substituída por Alexandre Padilha (PT), atual ministro das Relações Institucionais. A troca de comando foi comunicada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Lula, Nísia e Padilha.

Nísia, que ocupava o cargo desde o início do governo Lula, em janeiro de 2023, já vinha enfrentando dificuldades internas, sendo considerada por muitos como “fritada” nos bastidores há pelo menos duas semanas. Na semana passada, o próprio presidente informou a auxiliares que faria a substituição. A demissão de Nísia aconteceu poucas horas depois de seu último evento como ministra, no Planalto, ao lado de Lula. Ela participou de uma cerimônia para anunciar parcerias para a produção de vacinas, evento que foi marcado como seu último compromisso no cargo.

De acordo com informações apuradas pela coluna, a troca de ministros aconteceu após uma conversa entre Lula e Nísia, na qual também estavam presentes outros ministros, como Rui Costa, da Casa Civil. A decisão de substituir Nísia já vinha sendo ventilada no governo desde a semana anterior, e a ministra da Saúde, que é funcionária concursada da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estava em um cargo bastante atribuído ao próprio Padilha.

Alexandre Padilha Retorna ao Ministério da Saúde

Após a reunião com Lula, Padilha, que já havia sido ministro da Saúde durante o governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014, assumirá novamente a pasta após mais de 10 anos. Padilha se dirigiu ao seu gabinete no Planalto, onde se reuniu com seus principais auxiliares para planejar sua volta ao cargo.

Além disso, para substituir Padilha na Secretaria de Relações Institucionais, o nome mais cotado é o do atual líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), conforme informações obtidas pela coluna.

A troca no Ministério da Saúde marca uma nova fase para o governo Lula, que promete ajustes em sua equipe para fortalecer a gestão nos próximos meses.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies