Sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias

Uma onda de calor intensa está prevista para atingir várias regiões do Brasil entre esta quarta-feira (12) e o próximo dia 21 de fevereiro. De acordo com uma tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), algumas cidades podem registrar sensações térmicas extremamente altas, com destaque para Porto Alegre (RS), onde a sensação térmica pode alcançar os 70ºC.

A onda de calor afetará principalmente o Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país, com temperaturas extremas e uma forte sensação de abafamento. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros devem marcar entre 34°C e 35°C na quarta (12) e quinta-feira (13), com a possibilidade de a sensação térmica ultrapassar os 50ºC ou até mesmo os 56ºC, segundo as projeções.

No Rio de Janeiro, as temperaturas também devem ser elevadas, chegando aos 39°C, com a umidade relativa do ar podendo alcançar 88%. Nesse cenário, a sensação térmica pode atingir até 66ºC, o que aumenta o desconforto e os riscos para a saúde, especialmente para os mais vulneráveis.

Essas altas temperaturas são um reflexo de uma onda de calor que deve perdurar por quase duas semanas, exigindo cuidados redobrados da população. Além do calor intenso, é importante que os moradores das áreas afetadas se atentem ao impacto da baixa umidade, que pode agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de desidratação.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies