AtlasIntel: Popularidade de Janja cai; imagem é negativa para 58%
A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, enfrenta uma queda significativa em sua popularidade, conforme apontado pela pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (11). De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados têm uma imagem negativa de Janja, enquanto 32% a veem de forma positiva. Outros 10% não souberam responder à questão.
Este índice é um reflexo da oscilação comparada com a pesquisa realizada em outubro de 2024, quando sua imagem era mais favorável: 48% dos entrevistados tinham uma percepção negativa, 40% a viam de maneira positiva, e 12% não souberam ou não responderam.
A oscilação na imagem de Janja foi bem mais pronunciada do que a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu esposo. O presidente viu um aumento de cinco pontos percentuais em sua imagem negativa (de 46% para 51%), enquanto sua popularidade positiva caiu de 51% para 42%, uma redução de nove pontos percentuais.
Esse quadro de queda de popularidade coincide com uma estratégia do governo, que visa reverter a imagem negativa tanto do presidente quanto da primeira-dama. Junto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e ministros de Estado, Lula e Janja têm intensificado suas viagens pelo Brasil, com o objetivo de promover os resultados e as pautas da gestão.
Atualmente, Janja está em Roma, na Itália, acompanhada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para participar de um encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Enquanto isso, Lula esteve no interior da Bahia no fim de semana, cumprindo agenda de entrega de obras de saneamento e abastecimento de água no estado.
A pesquisa, que ouviu 3.125 pessoas entre 27 e 31 de janeiro, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.