Trump suspende parceria com o Brasil, financiada pela Usaid

O governo dos Estados Unidos suspendeu uma parceria com o Brasil relacionada à prevenção de incêndios florestais, após o decreto assinado por Donald Trump suspender atividades de assistência internacional. O Serviço Florestal dos Estados Unidos executava no Brasil o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, com o objetivo de treinar brigadistas e apoiar a gestão ambiental. A iniciativa era financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que está sendo alvo de uma ofensiva por parte do presidente americano para ser desmantelada.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou que a suspensão ocorre por um período de 90 dias, em virtude do decreto do governo dos EUA, que está em transição. No entanto, o Ibama destacou que as atividades de prevenção e combate aos incêndios são executadas com recursos próprios do orçamento federal, sem depender exclusivamente de assistências externas. Mesmo assim, o impacto está nos aspectos técnicos e na capacitação de profissionais, áreas que poderiam ter sido beneficiadas pelo apoio internacional.

Com a interrupção, o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Funai estão reprogramando as atividades e analisando a continuidade das reuniões planejadas sem a presença dos Estados Unidos ou sua remarcação.

O governo brasileiro enfrenta crescentes desafios no combate aos incêndios florestais. Desde o início de 2024, o número de focos de incêndio aumentou significativamente, com um crescimento de 146,4% em comparação ao ano anterior. Especialistas apontam que, além das condições climáticas e da seca, o governo não conseguiu implementar ações preventivas eficazes para controlar o problema.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies