Sob Motta, veja como ficou Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Neste sábado (1º/2), a Câmara dos Deputados elegeu, além do novo presidente, Hugo Motta (Republicanos-PB), os integrantes da Mesa Diretora que vão ocupar seus cargos pelos próximos dois anos. A composição da Mesa é crucial para o funcionamento da Casa, e a escolha dos novos membros reflete as alianças políticas que se formaram nos bastidores da eleição.

A Mesa Diretora é composta por 11 membros, sendo um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Hugo Motta, que assumiu a presidência da Câmara, ficou com 444 votos, o que, apesar de expressivo, não superou a marca do seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), que alcançou 464 votos nas eleições de 2023. Lira, que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos, teve o apoio de um bloco que reunia tanto governo quanto oposição.

Confira os nomes eleitos para a Mesa Diretora:

  • Presidente: Hugo Motta (Republicanos-PB)
  • 1º vice-presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ)
  • 2º vice-presidente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
  • 1º secretário: Carlos Veras (PT-PE)
  • 2º secretário: Lula da Fonte (PP-PE)
  • 3º secretário: Delegada Katarina (PSD-SE)
  • 4º secretário: Sergio Souza (MDB-PR)
  • Suplentes: Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Barbosa (PSDB-SP)

Hugo Motta, médico de formação, iniciou sua carreira política como líder da bancada do Republicanos e está no quarto mandato como deputado federal. Aos 35 anos, ele se tornou o presidente mais jovem da Câmara, após ser eleito pela primeira vez para o cargo em 2010, aos 21 anos, quando foi o deputado federal mais jovem a assumir a função.

Na disputa pela presidência, Motta enfrentou outros dois candidatos: Marcel van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e pastor Henrique Vieira (PSol-RJ), que conseguiu 22 votos.

Após sua vitória, Motta fez um gesto simbólico em homenagem a Ulysses Guimarães, ex-presidente da Câmara, e disse: “Salve a democracia”, refletindo o momento político delicado e a importância da estabilidade das instituições.

Além da eleição para a presidência, a definição dos novos integrantes da Mesa Diretora representa um passo importante para a organização da Câmara dos Deputados nos próximos dois anos, com foco na condução dos trabalhos legislativos e nas articulações políticas entre os diferentes partidos.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies