Quem são as três reféns israelenses na lista do Hamas a serem libertadas
Neste domingo, 19 de janeiro de 2025, três mulheres israelenses, com idades entre 24 e 31 anos, serão libertadas pelo Hamas, como parte de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Elas fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão liberados nos próximos dias. As três mulheres são:
- Romi Gonen, de 24 anos, sequestrada durante o ataque ao festival Supernova no deserto de Negev, em 7 de outubro de 2023. Ela foi baleada enquanto fugia e ficou gravemente ferida.
- Emily Damari, de 28 anos, com dupla nacionalidade britânica e israelense. Ela foi sequestrada após ser baleada no ataque ao sul de Israel.
- Doron Steinbrecher, de 31 anos, enfermeira veterinária, sequestrada dentro de sua casa durante o ataque ao kibutz Kfar Aza.
Este acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas também envolve a liberação de prisioneiros palestinos, com Israel comprometendo-se a soltar centenas em troca dos reféns. A libertação das mulheres está prevista para acontecer por volta das 16h no horário local, sendo entregues em pontos de recepção ao longo da fronteira com Gaza.
O ataque de 7 de outubro de 2023, que iniciou a guerra, resultou no sequestro de 251 pessoas, das quais 157 já foram resgatadas.