Famosa marca de biscoito promove demissão em massa e fecha fábrica
O Grupo M. Dias Branco, responsável por marcas tradicionais de biscoitos como Adria, Piraquê e Fortaleza, anunciou na última segunda-feira (6) o fechamento de sua unidade de produção em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, e a demissão de quase 500 funcionários. A decisão faz parte de um processo de reestruturação e modernização da empresa, que visa aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.
A unidade de Lençóis Paulista tinha um histórico de aquisições. Originalmente, era a fábrica da marca de biscoitos Zabet, fundada em 1960 e adquirida em 1997 pelo conglomerado argentino Socma, de Maurício Macri, ex-presidente da Argentina. Em 2003, a unidade foi comprada pelo conglomerado cearense M. Dias Branco, que passou a operar com a marca Fortaleza.
A M. Dias Branco informou que a produção da fábrica de Lençóis Paulista será transferida para outras unidades do grupo, que atualmente conta com 21 plantas espalhadas por São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Em um comunicado oficial, a empresa explicou que essa reestruturação faz parte de um esforço contínuo para modernizar suas operações e otimizar sua capacidade fabril. A empresa destacou que a mudança permitirá maior agilidade na entrega dos produtos e uma melhor competitividade no mercado, ao mesmo tempo que mantém seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento de seus colaboradores.
Leia o pronunciamento completo da empresa:
“A M. Dias Branco informa que realizou na última segunda-feira (6) uma reestruturação em sua unidade de Lençóis Paulista. A companhia segue investindo em novas tecnologias e modernizando suas unidades industriais e, como parte desse processo, as atividades de produção da fábrica de Lençóis Paulista serão transferidas para outras unidades, garantindo maior eficiência operacional, redução de custos e agilidade na entrega dos produtos, aumentando sua competitividade no mercado.
Desde que a companhia adquiriu a unidade de Lençóis Paulista, há mais de 20 anos, tem investido continuamente no desenvolvimento dos colaboradores, na manutenção da estrutura operacional, no lançamento de novos produtos, entre outras iniciativas, sempre ciente de sua responsabilidade social em relação ao Município e à comunidade. Essa iniciativa se insere no processo planejado de otimização da capacidade fabril da companhia.
A empresa reconhece a importância de seus colaboradores e está comprometida em minimizar os impactos da reestruturação. A companhia negociou com o sindicato e foi aprovada pela assembleia de empregados a disponibilização de um pacote de benefícios adicional às verbas rescisórias trabalhistas legalmente previstas, incluindo disponibilização de capacitação para contribuir na recolocação profissional, dentre outros. Sempre que possível, a M. Dias Branco busca aproveitar o talento de sua equipe, oferecendo novas oportunidades de trabalho em outras unidades da organização.
Com essa reestruturação, a M. Dias Branco reafirma seu posicionamento como uma empresa preparada para enfrentar os desafios do mercado e oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos seus clientes e consumidores.”
A reestruturação e as demissões têm gerado preocupação, principalmente entre os funcionários afetados. No entanto, a empresa se comprometeu a apoiar os colaboradores na busca por novas oportunidades de trabalho, oferecendo pacotes de benefícios adicionais e programas de capacitação profissional.