Juros do consignado do INSS sobem para 1,8% ao mês

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 13 votos a 1, nesta quinta-feira (8), o novo limite de juros para as operações de crédito consignado contratadas por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de agora, o teto de juros será de 1,8% ao mês, um aumento de 0,14% em relação ao limite anterior, que era de 1,66% ao mês.

O teto de 2,46% ao mês para o cartão de crédito consignado, por outro lado, foi mantido. A alteração nos juros do crédito consignado atende a um pedido dos bancos, que justificaram a necessidade de ajustar as taxas à recente elevação da Taxa Selic, que passou de 11,25% para 12,25% ao ano, em decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) no mês de dezembro.

Com a alta da Selic, muitos bancos haviam suspendido a oferta de crédito consignado para aposentados e pensionistas, alegando que as taxas atuais tornavam a operação inviável. O novo limite de 1,8% ao mês foi estabelecido para possibilitar a retomada das ofertas de empréstimos aos beneficiários do INSS. Anteriormente, algumas instituições financeiras haviam solicitado um teto de até 1,99% ao mês para retomar parcialmente essas operações, com a exclusão de aposentados por invalidez com mais de 70 anos.

Antes da aprovação do novo teto, alguns bancos, como o Banco do Nordeste, cobravam 1,73% ao mês, o Banco da Amazônia 1,71%, a Caixa Econômica Federal 1,7% e o Banco do Brasil 1,69%. Agora, com a nova medida, as instituições financeiras oficiais poderão voltar a oferecer crédito consignado dentro dos novos parâmetros.

O novo teto entrará em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Isso proporcionará maior acesso ao crédito para aposentados e pensionistas, ao mesmo tempo que ajusta as condições às mudanças econômicas recentes.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies