Google doa US$ 1 milhão para evento da posse de Donald Trump
O Google fez uma doação de 1 milhão de dólares (R$ 6,07 milhões) para o evento da posse presidencial de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro de 2025 em Washington, Estados Unidos. Essa contribuição soma-se a doações feitas anteriormente por outras grandes empresas de tecnologia.
Em comunicado à emissora econômica CNBC, o Google afirmou que não só fez a doação, mas também se comprometeu a “apoiar o evento” por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube, além de disponibilizar um link direto para a cerimônia em seu site.
A quantia doada pelo Google foi a mesma anunciada pela Meta e pela OpenAI (criadora do ChatGPT), enquanto empresas como Amazon e Apple também contribuíram, mas sem divulgar os valores.
Essa aproximação entre os gigantes da tecnologia e Donald Trump, com o qual muitos deles haviam se distanciado ou criticado nos últimos anos, tem motivações específicas, especialmente no caso do Google. A CNBC destacou que Trump, durante sua presidência, poderia adotar medidas antimonopólio, uma questão de preocupação para o Google, que já enfrenta processos judiciais devido à sua posição dominante em áreas como mecanismos de busca e publicidade online.
O número de celebridades e doadores para o evento foi tão grande que a quantidade de assentos VIP para o jantar de gala, que contará com a presença de Trump, já ultrapassou a capacidade, fazendo com que alguns doadores fossem informados de que não receberiam ingressos para acesso privilegiado.