Nova pesquisa devastadora para Lula acaba de ser lançada

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta terça-feira (31) revelou um cenário de pessimismo generalizado entre os brasileiros sobre a economia do país. De acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados consideram que a economia segue na direção equivocada, enquanto apenas 32% avaliam que o rumo atual é positivo.

O estudo, que foi conduzido nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, foi realizado logo após o governo federal apresentar um pacote de ajuste fiscal, que buscava conter o desequilíbrio nas contas públicas, mas que recebeu duras críticas de economistas, sendo considerado insuficiente para reverter a crise econômica.

O pessimismo em relação à economia do Brasil é predominante em todas as faixas etárias. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 71% acreditam que a trajetória econômica está errada, enquanto apenas 23% consideram o rumo adequado. Na faixa etária de 25 a 34 anos, 68% têm uma visão negativa, contra 27% que veem a situação de forma positiva. A tendência se mantém entre os mais velhos: entre os 35 e 59 anos, 64% afirmam que o país está no caminho errado, e 33% acreditam que o rumo está certo. Mesmo entre os maiores de 60 anos, 55% consideram a situação negativa, enquanto 36% têm uma percepção positiva.

A pesquisa também revelou variações significativas de acordo com a faixa de renda. Entre os brasileiros que ganham acima de cinco salários mínimos, 67% desaprovam o caminho econômico, e apenas 30% o consideram adequado. Por outro lado, entre os que ganham até dois salários mínimos, 55% veem o cenário de forma negativa, enquanto 37% aprovam o rumo da economia.

Com um cenário de forte desaprovação, a pesquisa reflete um momento delicado para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente em um contexto de desafios fiscais e sociais. O resultado do Datafolha reforça o clima de insatisfação popular, com o governo precisando lidar com um cenário econômico instável e crescente desconfiança entre a população.

A pesquisa, que envolveu 2.002 entrevistas em 113 municípios, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies