URGENTE: Grave alerta surge em SP
A previsão do tempo para a capital paulista aponta para fortes chuvas entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27), com risco de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. O alerta é do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), que destaca o impacto de um fenômeno climático chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O CGE explica que a formação da ZCAS, que se estende desde o norte do país até o sudeste, deve trazer um volume expressivo de chuvas para a região. Este fenômeno é associado a uma frente fria no litoral, o que favorece a precipitação intensa nas próximas dias.
Para amanhã, véspera de Natal (24), a previsão é de tempo nublado, com chuviscos descontinuados durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. A partir da tarde, o tempo deve alternar entre períodos mais fechados e breves momentos de sol. As temperaturas variam entre 19°C de mínima, na madrugada, e 25°C de máxima, durante a tarde. A umidade do ar estará bastante alta, variando entre 65% e 95%.
No dia de Natal (25), a previsão aponta para uma madrugada nublada, com temperaturas em torno de 19°C e ventos fracos vindos do nordeste/leste. Durante o dia, o sol deve aparecer entre as nuvens, com temperaturas subindo até 28°C. Porém, entre o início e o fim da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, seguidas por temporais à noite, com maior risco de alagamentos. O tempo instável persiste até a madrugada do dia seguinte.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça que todo o período de festas de fim de ano será marcado por chuvas intensas, com destaque para as regiões mais afetadas: Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Bauru.
Os moradores dessas áreas devem se manter atentos aos alertas meteorológicos e adotar precauções para minimizar os riscos associados a esse clima severo.