Randolfe tenta virar a mesa para evitar que Bolsonaro assuma o controle do Senado

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula no Congresso, tem atuado discretamente para tentar alterar as regras eleitorais e potencialmente prejudicar os planos do ex-presidente Jair Bolsonaro de ampliar sua influência no Senado a partir de 2027.

Randolfe apresentou um projeto de lei que propõe mudanças nas eleições para o Senado de 2026. Atualmente, os eleitores podem votar em dois candidatos ao Senado quando houver renovação de dois terços da Casa. Porém, o projeto de Randolfe sugere que, em 2026, o eleitor tenha direito a apenas um voto, e os dois candidatos mais votados de cada estado seriam eleitos.

Se aprovado, essa mudança poderia complicar a estratégia de Bolsonaro, especialmente em estados considerados conservadores, onde ele pretende garantir as duas vagas ao Senado. A proposta dividiria os votos da direita, dificultando a eleição de dois candidatos aliados de Bolsonaro.

Agora, fica a dúvida se Randolfe conseguirá obter o apoio necessário para aprovar o projeto e se essa manobra terá o impacto desejado nas articulações políticas para os próximos anos.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies