Janones é flagrado em mais um crime

O deputado federal André Janones gerou polêmica ao utilizar um cadastro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que estava suspenso em um pedido encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR), solicitando a extinção do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro. A PGR não verificou a situação da inscrição do parlamentar e já repassou o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O jornalista Claudio Dantas fez uma análise crítica sobre o caso, destacando que, ao atuar como advogado perante o STF com a inscrição suspensa, Janones comete o crime de exercício ilegal da profissão, conforme o artigo 205 do Código Penal, sujeito a pena de detenção de 15 dias a 3 meses ou multa. Além disso, o jornalista lembrou que, pelo Estatuto da Advocacia, o ato configura infração disciplinar, podendo resultar em sanções pela OAB, além de possíveis punições adicionais por quebra de decoro parlamentar na Câmara dos Deputados.

Dantas ainda mencionou que Janones escapou de perder o mandato por crime de peculato com a ajuda de Guilherme Boulos, questionando o que pode ocorrer agora.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies