Candidato de esquerda Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai

Yamandú Orsi, candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai, de acordo com as projeções divulgadas no domingo, 24 de novembro. Orsi disputou o segundo turno das eleições contra Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, que recebeu o apoio do atual presidente Luis Alberto Lacalle Pou.

O presidente eleito ganhou destaque na campanha devido ao forte apoio de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, que, mesmo com a saúde debilitada, subiu ao palco durante o primeiro turno para defender seu candidato. A eleição teve 2.727.120 eleitores aptos a votar.

Resultados do Primeiro Turno

No primeiro turno, realizado em 27 de outubro, Orsi obteve 43,94% dos votos, enquanto Delgado recebeu 26,77%. Embora Delgado tenha ficado em segundo lugar, os outros candidatos do governo somaram 47,5% dos votos no total, o que levou à necessidade de um segundo turno.

Sobre Yamandú Orsi

Yamandú Orsi, de 57 anos, nasceu em uma família humilde na cidade rural de Canelones. Ele cresceu em uma casa sem eletricidade e estudou em escolas públicas. Formado em 1991 como professor de história, Orsi lecionou até 2005, quando iniciou sua carreira política. Em 2005, tornou-se secretário-geral da Frente Ampla, e foi prefeito de Canelones por dois mandatos, o último começando em 2020.

Em julho de 2024, ele renunciou ao cargo de prefeito para se lançar na disputa interna da Frente Ampla, na qual obteve mais de 60% dos votos, derrotando a ex-prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse.

Com uma trajetória marcada pela sua origem humilde e foco nas questões sociais e educacionais, Orsi representará a continuidade da Frente Ampla no poder, com um foco em políticas progressistas.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies